Não Obstante #18 – Educação e Escolha

Olá designófilos!

Este é o décimo oitavo episódio do Não Obstante, contando novamente com Felipe Ayres na edição e com a arte de Marcos Beccari na vitrine. Neste programa, Marcos BeccariDaniel B. Portugal conversam com Rogério de Almeida sobre a questão da educação de um ponto de vista filosófico, em especial sobre a questão do desaprendizado e da escolha como horizonte de afirmação da existência. Rogério de Almeida é Livre-Docente em Filosofia da Educação pela USP, professor associado da Faculdade de Educação da USP, e trabalha com temas ligados a cinema, literatura, filosofia trágica e imaginário.

Como compreender a educação para além da mera transmissão de conteúdos programados e reproduzidos de modo unilateral (professor ensina, aluno aprende)? É possível pensar a educação sem os valores morais que a norteiam? De que modo a educação está atrelada à dimensão de afirmação ou negação da existência? Essas e outras questões compõem o papo de hoje.

Faça download do episódio aqui
>> 0h04min59seg Pauta Principal

Links

Novo livro de Marcos Beccari publicado pela editora 2ab! Já à venda neste LINK. Confira o BookTrailer:

O Não Obstante é uma produção conjunta do Filosofia do Design e do Anticast.

Uma resposta

  1. Guilherme Gondin disse:

    Acho que foi no Não Obstante #7 – Entre a filosofia e a literatura que você falaram que no meio acadêmico a filosofia contemporânea não é muito estudada, isso é aqui no Brasil ou no mundo?

Deixe uma resposta


− quatro = três