Não Obstante #19 – Os sofistas e o pensamento antigo

Olá designófilos!

Este é o décimo nono episódio do Não Obstante, contando novamente com Felipe Ayres na edição e com a arte de Marcos Beccari na vitrine. Neste programa, Marcos BeccariDaniel B. Portugal conversam com Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio sobre a sofística na Antiguidade grega. Marcos S. Pagotto-Euzebio é professor da Faculdade de Educação da USP e trabalha com temas ligados a: filosofia da educação, filosofia antiga e estudos clássicos.

As noções de “filosofia”, “retórica” e “sofística” foram desenvolvidas na antiguidade grega, em especial durante o século IV a.C. Mas muitos dos pensadores desse período, chamados de filósofos, sofistas ou retóricos pela posteridade, nunca se referiram a si mesmos nesses termos. Levando isso em conta, o convidado de hoje nos ajuda a pensar sobre a permeabilidade de tais definições no seio da construção de uma arte retórica cujo produto é o discurso persuasivo, instrumento sem o qual não poderia ter sido sequer pensada a vida política dos antigos – bem como, é claro, muitos dos significados e práticas de nossa época.

Faça download do episódio aqui
>> 0h03min40seg Pauta Principal

Links

Novo livro de Marcos Beccari publicado pela editora 2ab! Já à venda neste LINK. Confira o BookTrailer:

O Não Obstante é uma produção conjunta do Filosofia do Design e do Anticast.

2 respostas

  1. Que episódio de tirar o fôlego!
    Só gente incrível em uma papo excelente.
    Parabéns e obrigado por nos permitir desfrutar desses pensamentos.

  2. Otacilio Luciano disse:

    Sou mestre em Filosofia e estou escutando alguns episódios para ajudar a fixar conteúdos dos concursos federais. Se eu passar, com esta técnica, vou ser patrão do anticast e vou dar muita grana como retribuição por um bom tempo.

Deixe uma resposta


− um = quatro