Desde 2010 este espaço virtual busca promover um diálogo entre o campo do design e a tradição filosófica, incluindo suas derivações nas ciências humanas e sociais. “Design” é aqui compreendido de maneira ampla como atividade que, seja por meio de “efemeridades” ou por meio de “projetos ideais”, elabora e articula não apenas materialidades e visualidades, mas também modos de vida, valores e discursos. Assim, “Filosofia do Design” abarca todo o tipo de reflexão a respeito das proposições criativas sobre o mundo, incluindo a investigação das fontes morais e epistêmicas de tais proposições, bem como de seus impactos socioculturais.

Por exemplo: reflexões sobre valores morais articulados pelo design; reflexões sobre as formas de pensamento que constituem a relação criativa do homem com o entorno e consigo mesmo; reflexões sobre as relações possíveis entre pessoas, imagens e objetos em diferentes âmbitos, contextos ou perspectivas; reflexões sobre os discursos, processos formativos ou modos de olhar implicados pelo design no âmbito das culturas midiáticas e de consumo; reflexões sobre a dicotomia entre ambientes/coisas “artificiais” e “naturais”; reflexões sobre como nos relacionamos criativamente com nossos desejos.

Com o intuito de levar esse diálogo adiante em várias frentes, agregamos conteúdo produzido por diversos autores através das seguintes seções:

  • COLUNAS. Seção principal do Filosofia do Design, é composta por ensaios dos colunistas e atualizada quinzenalmente às quintas-feiras.
  • ESPAÇO COLABORATIVO. É composto por ensaios escritos pela rede de colaboradores do Filosofia do design.
  • PUBLICAÇÕES. Esta seção é composta por uma seleção de livros, capítulos e artigos publicados pelos pesquisadores associados ao Filosofia do design.
  • CURSOS. Aqui disponibilizamos materiais e informações sobre as próximas turmas dos cursos de curta duração promovidos pelo Filosofia do design (em parceria com instituições de ensino).
  • RESENHAS. Nesta seção, estão disponíveis leituras críticas de livros e filmes relevantes à filosofia e/ou design.
  • NÃO OBSTANTE. Confira nosso podcast ”Não Obstante”, uma produção conjunta do Filosofia do Design e do Anticast. Você também pode assinar nosso feed ou nos acompanhar pelo Soundcloud.

.

Veja a lista completa dos autores que contribuem ou já contribuiram para o Filosofia do Design

Entenda melhor nossa proposta teórica para uma Filosofia do Design e descubra os principais eixos de reflexão deste site

.

Equipe Filosofia do Design

  • Coordenação. Marcos Beccari . Daniel B. Portugal
  • Programação e Suporte. Rafael de Castro Andrade
  • Marca e Design Gráfico. Marcos Beccari
  • Colunistas. Marcos Beccari . Daniel B. Portugal
  • Colaboradores. Bolívar Escobar . Gustavot Diaz . Eduardo Souza . Rodolfo Quinafelex
©2017 Filosofia do Design